Uma das maiores vantagens do Blogger é a banda ilimitada. Ou seja, não importa (teoricamente) quantos visitantes seus blog tenha, ele nunca ficará fora do ar por conta disso. Já quando usamos Wordpress em uma hospedagem modesta, temos um limite de tráfego mensal específico, limitando a transferência de arquivos. Geralmente os arquivos que mais consomem esse limite são vídeos e imagens.
Cada vez que alguém entra em seu blog, o navegador baixa todos os arquivos necessários para a visualização daquela página. Imagens, arquivos de códigos, vídeos... tudo é baixado para o computador do usuário e exibido pelo navegador. Hotlink é basicamente usar arquivos hospedados em outros sites.
Como evitar o Hotlink?
Existem diversos métodos para evita-lo. O mais complexo é alterar o arquivo .htaccess. Além de ser necessário conhecimento em transferência e edição de arquivos do servidor ainda torna o processo de permissões muito complicado.
Outra forma é usando um plugin (se você utiliza Wordpress) que combate hotlink. Minhas experiências com esse método não foram lá muito satisfatórias.
Por isso o método que recomendo é o de proteção via Cpanel. Acesse o Painel de Controle de sua hospedagem e procure por proteção de hotlink. Lá, você encontrará um espaço como esse:
Repare que você pode escolher quais URLs terão acesso aos arquivos. Lembre-se de colocar a URL de seu blog, com e sem www, assim como os subdomínios desejados. No caso acima, também foi liberado acesso aos URLs do Google, para não gerar erros aos que leêm os feeds via Google Reader. Procure liberar o acesso aos leitores de feeds mais utilizados.
Você pode também direcionar os hotlinks para outro local, com um aviso de preferência, como a imagem abaixo por exemplo.
Assim sempre que uma imagem de seu blog for postada em outro a imagem acima aparecerá no lugar. Simples, não?
Comentários
Postar um comentário