A contagem regressiva para o fim da Wikipédia, que começou à muito tempo, quando a pequena renda da entidade tornou-se insuficiente para manter o site no ar e o fundador do site teve de aceitar uma proposta cheia de segundas intenções da Google de hospedar a enciclopédia, acelerou perigosamente neste ano. O que já era esperado está acontecendo: a Wikipédia está ficando sem contribuidores.
A Wikipédia é uma enciclopédia livre colaborativa. Isto significa que não só todos podem ter acesso à ela, como também todos podem editar seus artigos. Assim como qualquer outra enciclopédia, os editores se utilizam de fontes externas para alimentar o conteúdo principal. Porém, enquanto a antiga e amada Barsa recorria aos livros para criar seus verbetes, a Wikipédia se alimente de conteúdo da internet. Sites, enciclopédias online e até mesmo blogs, antes tidos como não confiáveis (e ainda não tão confiáveis assim).
Porem, esta geração já "nasceu" acostumada à buscar uma única fonte de informação, a própria Wikipédia. Transformar esses usuários de consumidores compulsivos à colaboradores não será uma tarefa fácil para Jimmy Wales (fundador do site) e sua turma.
Os dois cenários que se abrem é o de uma Wikipédia cada vez menos confiável e abandonada ou a de uma Wikipédia cheia de anúncios, prometendo prêmios em dinheiro aos contribuidores mais ativos, tudo powered by Google. Quem viver verá.
Comentários
Postar um comentário